segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Facebook

Desta vez, vimos reflectir um pouco acerca de uma ferramenta digital específica e o importante papel que esta tem na nossa vida social. Trata-se da rede “Facebook” que parece estar a tornar-se num dos grandes caracterizadores da nossa identidade.

O Facebook, que veio substituir para muitos jovens o já famoso Hi5, revela-se como uma fonte de identificação impressionante. E tal é notório em diversos aspectos. Muitas vezes, após travar conhecimento com alguém, a tendência é ir adicioná-la no Facebook, já com a ideia de ficar a saber mais sobre essa pessoa, saber quem são os seus amigos, os seus interesses, os locais que frequenta, a forma como dispõe o seu perfil e as suas fotografias…inúmeros indícios que o Facebook disponibiliza de maneira a ajudar a definir a pessoa em questão. Os links que a pessoa coloca no seu “wall”, os grupos ao qual adere, as situações em que surge nas fotografias, e os exemplos poderiam continuar…

Não pretendemos de todo desprezar esta ferramenta até porque nós próprias confessamos ser adeptas e admitimos que até pode revelar bastante acerca de uma pessoa, mas não a define na sua íntegra. Evidentemente que a adesão às tecnologias reflecte um pouco a identidade de cada um mas felizmente, uma pessoa ainda tem muito mais a oferecer que a sua relação e dependência face a estes “brinquedos digitais”!

Sem comentários:

Enviar um comentário