
Os três textos críticos à “euforia multimédia”, expressão utilizada por Eduardo Prado Coelho no seu artigo Fio do Horizonte, leva-nos a reflectir sobre toda esta dependência tecnológica que se faz sentir a nível global. Contudo, leva-nos também a reflectir sobre a importância cada vez maior do equilíbrio e inteligência na utilização da tecnologia.
No primeiro artigo “Poperpoint makes you dumb” de Clive Thompson, é quase que pedido um extermínio à utilização desta ferramenta, alegando que nos torna mais estúpidos devido à sua simplicidade e formas concisas. No entanto, a nosso ver, ficou aqui esquecida a verdadeira função da ferramenta, sendo que serve apenas como guia, como orientação. O powerpoint pode e tem provado ser altamente eficaz na captação da atenção de uma audiência e ajuda a clarificar e organizar as ideias apresentadas. É importante frisar que as ferramentas só são benéficas se utilizadas de forma adequada. Um powerpoint serve como “muleta” a uma apresentação e não como um substituto.
No terceiro texto “Is Google Making Us Stupid” o seu autor Nicholas Carr demonstra uma forte preocupação relativamente à artificialidade a que a internet nos torna sujeitos. Diz que nos torna superficiais e quase que vazios, descrevendo-nos de uma forma que nos pareceu bastante interessante – “pancake people – spread wide and thin as we connect with that vast network of information accessed by the mere touch of a button.”
A nosso ver, faltou aqui uma questão extremamente relevante, já referida no início, sendo este o equilíbrio e sabedoria na utilização destas tecnologias. Se estas forem um recurso, um complemento e apenas umas peças de um puzzle bem mais amplo, então o ser humano só tem a ganhar com estas invenções geniais que por si só demonstram a elevada capacidade do cérebro humano.
imagem encontrada aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário