segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

trabalho individual II


Um dos trabalhos finais que tendem (re)descobrir a identidade dos jovens, é o que eu (Catarina) irei incidir sobre. O tema é, Identidade e intimidade na rede social, um estudo qualitativo das experiências das jovens mulheres no MySpace. Este estudo procura entender profundamente, através de algumas entrevistas (anónimas) feitas por email, a raparigas entre os 18 e os 21 anos, a sua relação com esta rede social específica: O MySpace. O objectivo determinante desta investigação foi, apesar do auxílio de alguns teóricos e de algumas publicações americanas relacionadas com o tema, compreender a importância desta rede social na vida das jovens mulheres, o papel desta rede na construção da identidade das mesmas, e as relações de intimidade que as jovens mulheres estabelecem através do contacto nesta rede social.
A meu ver, é uma investigação fascinante, mantendo o anonimato das inquiridas, e tirando assim, algumas perspectivas reais à cerca da ligação das adolescentes às redes sociais.
Com isto vos deixo a magicar, e espero que um dia a investigação, possa trazer utilidade para próximos alunos que se debrucem sobre o tema da Identidade Digital.

Apresentação do trabalho final



Como o espaço aqui é pequeno e a apresentação está um pouco cortada do lado direito, podem ver a apresentação na totalidade aqui.

Trabalho individual

Um dos trabalhos individuais do nosso grupo, incide sobre a influência dos blogues pessoais femininos. Ao longo do trabalho, são analisadas duas entrevistas a duas bloggers portugueses que diariamente actualizam os seus blogues, de carácter pessoal, escritos no feminino, para quem quiser ler. Foram ainda analisados alguns textos de vários autores sobre os blogues, nomeadamente de Fábio Henrique Cipriani, Clara Pereira Coutinho, Hugh Hewitt e Emily Nussbaum.

os blogues entraram nas vidas dos jovens e, parece que foi para ficar.